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Marketing Sensorial: 5 sentidos da marca.

Usado como uma estratégia de somar diferenciais e experiências ao produto, o Marketing Sensorial, faz com que o consumidor seja fidelizado ao item ou à marca. Usufruindo do estímulo dos sentidos sensoriais, proporcionando o prazer estético, beleza e satisfação, como por exemplo, a identidade visual dos espaços.

Segundo Ribeiro e Padovani (2006), os elementos primários estão associados aos cinco sentidos: cor e forma (visão), sonoridade, intensidade do som e ritmo (audição); textura e formas (tato); odores (olfato) e sabores (paladar). Combinando os elementos primários, forma-se um estilo. (…). Assim, o objetivo do marketing dos sentidos é estimular e captar a atenção dos cinco sentidos, proporcionando prazer estético ou excitação. (…)

Como exemplo, o estímulo dos sentidos pode ser trabalhado através do uso de aromas personalizados nos estabelecimentos (olfato), que buscam envolver o cliente desde a porta do estabelecimento, sendo o primeiro contato com o consumidor, convidando-o a entrar. Também pode-se trabalhar estímulos, com a aplicação de texturas às embalagens (tato), ou utilizando música ambiente (audição) mais calma ou mais agitada de acordo com a finalidade pretendida e estilo da marca

Como exemplo a ser trabalhado o estímulo dos sentidos, pode-se utilizar com texturas e embalagens (tato); aromas únicos nos estabelecimentos (olfato). Contudo, uma marca que une todos os sentidos numa forma de fidelizar e solidificar a sua presença é a cafeteria Starbucks. Em sua estratégia foi pensado desde o som ambiente em suas filiais (audição), arquitetura típica das franquias (visão), seu cardápio elaborado de sabores (paladar) e o cheiro inconfundível (olfato) que é a sua marca registrada entre os consumidores, “cheirinho de café”.

Além disso, por estar presente em diversos lugares no mundo, ainda tem o plus ao associar todos esses estímulos às memórias de viagens das pessoas, afinal um “caffè latte” pode ser muito mais que um mero café com leite. O caffè latte pode representar suas lembranças de um dia chuvoso em Londres ou Nova Iorque, ou aquele primeiro encontro marcante da sua vida.

E isso, caro leitor, é a essência do Marketing Sensorial!

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