5lyhh3zaouahmhwe4mwiztm8wlv40a

Mapas e sinalização: a importância para localização espacial

Primeiro dia de faculdade, Beatriz não conhece ainda os corredores repletos de salas e blocos. São 30 cursos e turmas de diversos períodos. Não conhece ninguém no local. Como faz?

A localização é algo primordial para a sobrevivência humana. Entender como funciona o processo de construção de mapas mentais se configura como uma das
importantes questões cartográficas. O mapa mental é um esquema mental representativo do espaço ou do ambiente percebido. Todas as relações e os elementos espaciais percebidos estarão representados neste mapa. Em espaços físicos esses mapas mentais são construídos através de experiências iniciais guiadas pela comunicação visual com uma linguagem extremamente simples, feita para guiar pessoas ao seu objetivo.

 

 

As sinalizações são os artefatos físicos primordiais para direcionar humanos. Uso de totens indicativos e placas setoriais  são fundamentais na localização de edifícios. uso de letras e números por  andares são códigos básicos para a comunicação.

Idealmente, a separação de departamentos por cores ampliar em 55% a localização dos espaços segundo estudos Escola de Chicago. Segundo estudos da USP, a ergonomia, no design e na psicologia, os estudos sobre cores destacam-se a importância do emprego adequado das mesmas, pois provocam sensações e estimulam o sistema nervoso, confrontando , ou não, a vida das pessoas que usufruem o local. Sobre a sinalização, ela deve ser objetiva e dinamiza, sem qualquer possibilidade de confundir seus usuários, de acordo com a tipografia, localização e cor

Fonte:

CARTOGRAFIA, PERCEPÇÃO E COGNIÇÃO ESPACIAIS:
MAPEAMENTO MENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Linda Soraya Issmael1
Paulo Márcio Leal de Menezes2

× Fale conosco pelo Whatsapp!