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Espaçamento de tipografias em espaços urbanos

Por onde andamos há placas. E nelas, símbolos e textos que passam uma mensagem.

Há uma gama enorme de tamanhos, formatos e cores das placas, além de estilos, arranjos, combinações e formatos dos caracteres que irão compor o texto. Mas você já reparou no espaçamento dos tipos em espaços urbanos? Você já refletiu sobre a importância do espaçamento para a correta leitura das placas e sinalizações nesses espaços? 

A atribuição de significado a determinados signos é a base da comunicação e, por esta razão, a tipografia precisa ser corretamente trabalhada a fim de facilitar o entendimento da mensagem que se propõe a enviar.

Por isso, antes de mais nada, precisamos entender o quão importante se tornou a tipografia nos espaços urbanos. Uma forma clara de compreender tal relevância é saber sobre seu importante envolvimento histórico e comercial.

Londres, 1890. A primeira linha ferroviária elétrica subterrânea do mundo a disponibilizar esse serviço, chamava-se “Underground Group”. 

Frank Pick liderou a Underground Group e foi por meio da sua liderança que se intensificou o uso do design no logotipo, a tipografia, a sinalização, a publicidade, a arquitetura das estações  e o design de produtos (trens e ônibus).

 

O foco maior na tipografia trabalhada nas estações, deu-se por um motivo simples: como as pessoas se movimentam o tempo todo dentro do metrô é necessário que elas tenham uma leitura fácil e dinâmica sem que precisem parar de andar para entender o que está escrito. Caso contrário haveria um engarrafamento de pessoas dentro e fora das estações!

 

Para solucionar esse problema, Edward Johnston foi contratado e criou a Sans-serif (sem serifa), que foi uma tipografia criada buscando clareza funcional e a redução de caracteres da forma mais simples possível, a fim de evitar qualquer tipo de dificuldade na sua leitura.

Depois de ter projetado a tipografia, ela foi passada para sinalização do metrô e dos logotipos da estação.

Assim como em Londres, os metrôs pelo mundo adotaram tipografias e identidades visuais de excelente leitura, sendo visualizados facilmente a longas distâncias. Isso é fundamental para a leitura de fluxo e localização dos usuários do serviço.

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